O Marketing de Conteúdo se tornou uma vertente estratégica. Principalmente com a efervescência das redes sociais, agregar valor ao que oferece e entregar conteúdos de qualidade, aumenta a sua relevância e garante um melhor posicionamento diante da concorrência. Mas, como posso utilizar o Marketing de Conteúdo para criar os melhores conteúdos para as redes sociais?
Muitos empreendedores digitais têm dificuldade em criar conteúdo de uma forma atraente e, não incomum, acabam postando apenas para garantir uma certa frequência na página. Este é um dos principais erros do marketing digital e, mais precisamente, do Marketing de Conteúdo.
Afinal, essa ferramenta deve ser utilizada com estratégia. Logo, disponibilizar artes, textos e designs sem um interesse estratégico, apenas para “cumprir um cronograma”, joga fora toda a sua oportunidade de utilizar as redes sociais como uma verdadeira vitrine.
Então, surge a dúvida: como criar os melhores e mais interessantes conteúdos?
Sabendo que essa não é uma questão que tira só o seu sono, preparei esse conteúdo com dicas importantes para a criação desses temas e, também, algumas informações que irão te ajudar quando chegar a hora de montar o seu planejamento de marketing digital.
Marketing de Conteúdo: Primeiros Passos para Criar o Seu
Para esclarecermos melhor o Marketing de Conteúdo começarei desmistificando a criação de conteúdo online: não, ela não é difícil de ser planejada e executada. No entanto, ela exige empenho e dedicação, para não cair na vala comum, que comentei logo acima. Lembre-se que o conteúdo deve agregar ao seu público e, por isso, entregar algo sem sentido para ele, é esforço jogado fora.
Então, vale a pena iniciar este conteúdo falando sobre os métodos que nos orientam na criação de conteúdos. São algumas etapas que auxiliam no desenvolvimento de temas, que agregam valor ao que você oferece. Veja só:
1. Você já definiu a persona da sua empresa?
A estratégia da persona é o que mais pode te ajudar a se conectar com o seu público-alvo. Isso porque, ela é um cliente ideal imaginário do seu negócio, que, hipoteticamente, seria quem teria interesse em consumir o que você oferece. Então, ter uma persona bem definida te ajuda a orientar a sua criação: pensando no que essa pessoa deseja, é mais fácil saber o que deve disponibilizar.
2. Quais as palavras-chave do conteúdo que deseja criar?
Criar a revelia é o primeiro passo para se perder em seu conteúdo. Pense bem no que você quer falar e escolha as melhores palavras-chave. Assim, você terá maior capacidade de desenvolver uma criação coerente e que traga resultados no final.
3. Está na hora de montar um calendário editorial
Chega de criar e postar no mesmo dia. É fundamental que você tenha um planejamento de postagens, com conteúdos variados e que se encaixam com o que deseja passar ao público. Então, organize a ideia das suas publicações em um calendário editorial, com a descrição dos posts, imagens e informações importantes.
Leia também: Calendário Editorial – Estratégia Importante para o Marketing de Afiliados
4. Organize a sua produção
Ideias organizadas, persona definida, palavra-chave escolhida, é hora de por a mão na massa. Depois de ter seguido essas etapas, você perceberá que é muito mais fácil produzir, pois você já tem um plano de ação em execução. Redija seu texto, grave seu vídeo, arrase nas imagens!
Após essa última etapa, você terá um conteúdo muito mais robusto em mãos, com coerência e que terá maior influência em seu público. Revise o que escreveu, corrija uma última vez e poste. Agora, é só esperar o retorno.
Você poderá até mesmo utilizar um Calendário de Ideias e Conteúdos, caso queira uma ajuda extra.
O conteúdo que sempre funciona no marketing digital
Muito cuidado com promessas como essas no Marketing de Conteúdo. Não existe um conteúdo curinga para as redes sociais, simplesmente porque a sua página tem um público-alvo específico e, portanto, a criação dos seus conteúdos deve ser orientada para ele.
A não ser que você trabalhe com uma página genérica, que reposta memes ou notícias rápidas, e que tem o mesmo público-alvo que outras milhares que oferecem o mesmo tipo de conteúdo, dificilmente você conseguirá uma fórmula pronta de postagem.
No entanto, você mesmo pode cria-la ao definir qual o público que te segue e o que eles buscam em sua rede social. Portanto, o conteúdo que sempre funciona, é aquele que os seus seguidores querem ver.
Marketing de Conteúdo para Instagram
O Instagram é uma rede social de enorme relevância. Com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados, ele é uma verdadeira vitrine para quem quer empreender no marketing digital. Por isso, é inteligente utilizá-lo em seu planejamento de postagens, é claro.
E se engana quem ainda acha que o Instagram é uma rede social apenas para o compartilhamento de fotos. Hoje, com recursos agregados como o Reels, é possível desenvolver conteúdos cada vez mais elaborados, que permitem alcançar o que as outras redes ainda sofrem para ter: interação.
Presença nas redes, seja com postagens de feed, stories ou lives, aumenta a conexão da empresa com o seu público-alvo. Isso aumenta o engajamento e você consegue atingir o seu objetivo, seja ele vender ou criar autoridade em determinado assunto.
No Instagram, os usuários buscam por informações reais e cotidianas sobre quem seguem. É por isso que perfis de famosos têm tantos seguidores, porque é incrivelmente satisfatório saber como é o dia-a-dia de pessoas que eles só veem de forma idealizada. E é exatamente por aí que você deve seguir.
Em sua página, você deve mostrar como é o dia-a-dia do seu negócio e oferecer conteúdos que demonstrem a sua influência como alguém que forma opinião.
Veja o que costuma dar muito certo em postagens no Instagram:
- Bastidores da empresa: quem a compõe? Como você trabalha, como embala uma encomenda? Isso humaniza a empresa, demonstrando que ela é formada por pessoas reais, que também enroscam o dedo na fita adesiva;
- Enquetes no Stories: essa estratégia aumenta o seu engajamento direto. Afinal, você está fazendo uma pergunta e alguém irá responde-la;
- Conteúdos de valor: são os conteúdos que você irá criar, após colocar essas dicas em prática. Eles oferecem algo gratuitamente ao público e contribuem para a fidelização na página;
- Depoimentos e comentários de clientes: antigamente, as empresas contavam muito com a recomendação e isso era extraordinariamente efetivo. Uma tia comentava sobre uma doceria muito boa, você experimentava, gostava e passava a informação para frente. É exatamente essa a proposta aqui: divulgar experiências positivas de seus clientes, e poder atrair vários outros.
Gerador de ideias de conteúdo: isso pode te salvar?
Se você ainda tem dificuldade com a parte criativa, utilizar uma ferramenta de geração de ideias pode ser uma solução rápida e prática. Vale a pena conferir as tendências, as principais buscas de públicos parecidos com o seu, notícias quentes que podem se tornar uma postagem. Tudo te ajuda a ter uma ideia fresca, que poderá ser o diferencial para o seu conteúdo.
Algumas ferramentas que podem te ajudar são:
- Google Trends;
- SEMRush;
- Keyword Tool;
- Answer the public;
- Ubersuggest.
- ChatGPT.
Atenção à utilização do Chatgpt: Faça perguntas estratégicas baseadas nas palavras chave escolhidas. Essa ferramenta poderá ser muito útil se utilizada da forma correta. Não se restrinja apenas a copiar e colar, isso pode não ser bem visto pelos algoritmos dos mecanismos de busca. Então, a partir da ideia gerada escreva seu conteúdo com suas palavras!
E para facilitar ainda mais a sua vida conheça também o Calendário de Ideias e Conteúdos, e veja como criar conteúdos para suas redes sociais. Confira as vantagens:
a) Criar Conteúdo e Títulos Persuasivos para alimentar a sua Estrutura de Marketing de Afiliados.
b) Criar um cronograma de conteúdo para Instagram, Fanpage, blog e Youtube.
c) Ajuda na organização, planejamento e sequência para novos conteúdos.
Serve para todo tipo de negócio pois possui textos e imagens que você poderá adaptar ao seu negócio.
Mais algumas ideias que podem te ajudar a criar ótimos conteúdos
Agora que você já sabe como se tornar um mestre no Instagram, vale a pena conferir algumas dicas sobre outra rede social de grande importância: o Linkedin. Considerado um espaço de networking, investir em conteúdos voltados para essa plataforma, pode te garantir alguns contatos mais quentes e, quem sabe, parcerias frutíferas.
Além disso, não podemos deixar de lado duas ferramentas que fazem parte do Instagram, mas que tem tanta importância, que merecem uma atenção especial: REELS e Stories.
Como criar conteúdo para o Linkedin
Entenda: o Linkedin é uma rede social com intuito diferente do Instagram. Por isso, os conteúdos para essa página precisam ter outra orientação. Aqui, vale a pena investir em temas empresariais e criar com esse viés. São ótimas opções para postagens no Linkedin:
- Tendências de mercado para o setor que atua;
- Reviews sobre os produtos que oferece;
- Divulgações sobre a sua empresa, como conquistas.
Vale reforçar que, para essa rede social, você pode seguir os mesmos passos que indicamos para a criação de conteúdo online. Apenas lembre-se de adaptar sua persona e avaliar seu público-alvo.
Como criar conteúdo para REELS
O REELS é uma ferramenta agregada ao Instagram, que reproduz vídeos com mais de 1 minuto e que, consequentemente vão para o feed de notícias. Então, você pode aproveitar essa vantagem para criar conteúdos com mais profundidade, mostrando, com paciência e sem se preocupar com o tempo escasso, detalhes e curiosidades sobre o que você oferece.
Conteúdos que costumam engajar no Reels são:
- Tutoriais;
- Challenges (Desafios);
- Reviews de produto;
- Entrevistas;
- Eventos.
Marketing de Conteúdo: Como criar conteúdo para Stories
Os stories são a forma mais rápida e prática de ter um contato direto com o seu público. Por isso, a criação deles deve ser orientada para esse engajamento dinâmico.
Os conteúdos que costumam dar muito certo nos stories são:
- Enquetes;
- Perguntas;
- Vídeos curtos;
- Chamadas para ação;
- Repost de seus seguidores;
- Bastidores.
Aprenda Marketing de Conteúdo: Crie conteúdos incríveis e aumente a presença de sua marca nas redes sociais!
Agora que você já sabe a importância do Marketing de Conteúdo para o marketing digital e já aprendeu algumas dicas para arrasar no desenvolvimento dos seus principais temas, é hora de colocar tudo isso em prática.
Organize seus temas, defina a sua persona e mãos à obra! Com dedicação e empenho, logo você perceberá que a criação de conteúdo não é tão difícil quanto parece, apenas exige que você capriche cada vez mais!
Deixe um comentário